A partir desta quarta-feira (29), o Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA) terá 12 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo dois leitos de isolamento para pacientes com doenças infectocontagiosas. O objetivo inicial é atender pacientes com sintomas graves da Covid-19 na região do Araguaia. O governador Helder Barbalho esteve na cidade e fez a entrega da nova ala da Unidade.

“Nós estamos cumprindo mais uma estratégia de combate ao novo coronavírus no nosso Estado. Nós precisávamos dessa estrutura aqui no Araguaia, para que as pessoas não precisassem se deslocar para outras regiões. Neste primeiro momento estes leitos serão para pacientes com Covid, mas logo teremos a condição de ampliar e rever o perfil dos atendimentos na rede hospitalar,“ disse o chefe de estado.

Helder ressaltou que com a abertura dos leitos o bandeiramento da região do Araguaia, que está vermelho, será revisto e assim deve mudar para a cor laranja, de risco médio. “É importante lembrar que não é uma virada de chave, as pessoas precisam continuar com o uso de máscaras e se preservando. Com o olhar na saúde, nós devemos sempre continuar trabalhando na preservação a vida”, afirmou o governador.

Além dos leitos de UTI, o Hospital dispõe de 138 leitos, com 103 leitos gerais, 35 leitos clínicos exclusivos para Covid-19. O Regional atende cerca de 700 mil habitantes dos 15 municípios da região.

Para Thaylla Rodrigues, enfermeira que está há sete dias com o avô internado, acometido pela Covid-19, os leitos de UTI representam um alívio. “Nos tranquiliza ter essa estrutura aqui. A gente espera não precisar, mas caso seja necessário não teremos que nos deslocar para Hospital Regional do Araguaia, em Redenção. Esses leitos vieram para somar e ajudar a salvar vidas”, afirmou.

O prefeito de Conceição do Araguaia Jair Martins destacou esse investimento como um dos mais importantes da história do município. “Nós agradecemos ao governo, que tem olhado para a região do Araguaia. Esses leitos vão ajudar a salvar muitas vidas”, afirmou.

Para Marcela Rodrigues Santos, enfermeira obstetra e diretora do HRCA, a entrega dos leitos é um sonho que está sendo realizado, porque todas as gestões que passaram pelo Hospital em outros governos pleitearam esses leitos, mas não tiveram sucesso.

Programa Sua Casa

“Chegavam para mim e falavam que eu não ia conseguir, que era só enrolação, que eu ia ficar para o resto da vida no aluguel. Mas hoje consegui construir minha casa e fazer um quarto para os meus filhos. Sou muito grata ao governador Helder Barbalho, ele lembrou de mim e estou muito feliz”, contou Cleudirene Rezende, dona de casa e uma das beneficiadas do programa ‘Sua Casa’, do Governo do Pará.

Durante a agenda oficial realizada no município, Helder também participou da entrega de 103 cheques do programa. Agora as famílias têm o apoio que precisavam para contratar mão de obra. “A partir dessas entregas, além do material de construção, as pessoas terão recursos para custear a mão de obra. Isso assegura que as melhorias aconteçam efetivamente para essas famílias e oportuniza o aquecimento do setor da construção civil”, disse Helder Barbalho.

Ao todo, R$ 889.780,00 serão investidos para construção e reforma das casas dos beneficiários selecionados. Do valor total, R$ 122.490,00 serão repassados diretamente para auxiliar no pagamento da mão de obra empregada no serviço de construção.

A dona de casa e moradora de Conceição do Araguaia Bismara Chaves comemorou o aniversário como sempre sonhou. “Sempre morei de favor na casa de familiares, mas sonhei minha vida toda com o meu cantinho, a casa própria. Eu pedi para Deus, eu quero o meu presente, e ele veio. Hoje só tenho que comemorar”, contou a dona de casa e beneficiada do Programa Sua Casa.

A estimativa da Cohab é que para cada família beneficiada são gerados até três empregos temporários nos setores da construção civil, comércio e indústria.

“A entrega realizada hoje pelo governo do Estado vai permitir que as mais de 100 famílias finalmente tenham condições de melhorar a estrutura dos lares. Além disso, o programa ‘Sua Casa’ vai movimentar de forma positiva a economia aqui do município. Nós estamos ajudando quem mais precisa, dando dignidade para a população do nosso estado e garantindo a circulação de recursos na região”, afirmou Adler Silveira, presidente da Cohab.

 

 

Fonte: Agência Pará
Foto: Jader Paes/ Agência Pará